Vídeos

Aumente a produtividade no milho sem adubos nitrogenados e gastando menos! 😱 Isso é possível? Claro que sim!
Neste vídeo mostramos uma alternativa para te ajudar a aumentar a produtividade da lavoura de milho, usando recursos acessíveis e de maneira eficaz.Esta alternativa se baseia na conciliação de três ferramentas, que vão potencializar a quantidade de nitrogênio no sistema, sem precisar de adubo nitrogenado.

Biodiversidade do sistema agrícola: você sabe qual a importância?

São muitos os benefícios da biodiversidade em um sistema agrícola. Mas afinal, você sabe o que é e como usá-la a seu favor? O produtor rural enfrenta muitas dificuldades ao tentar implementar práticas que mantenham e aumentem a biodiversidade vegetal e microbiana do solo. Mas neste vídeo o diretor do IBA – Antonio Teixeira nos fala da importância da biodiversidade, quais os benefícios à curto e longo prazo, e como superar as dificuldades que aparecem na prática.

Como fabricar o próprio adubo em larga escala​

Dentre as 3 práticas mais eficientes para produzir alimentos e preservar o meio ambiente, uma delas é fazer uso do composto orgânico com remineralizadores do solo.

Existem muitos benefícios em fabricar o próprio adubo, e é possível fazê-lo à um baixo custo e com muita qualidade. E é isso que você descobre com o novo vídeo em nosso canal Agro Eco Ciência.

Nossa história - Instituto Brasileiro de Agroecologia​

Desde o surgimento da ideia até os dias atuais, contamos a história do Instituto Brasileiro de Agroecologia (IBA).

Um vídeo especial que conta nossa trajetória, nossos projetos e perspectivas para o futuro! Agradecemos a cada um que nos segue nas redes sociais e que faz parte da nossa história, e é só o começo de um grande trabalho!

Microbiologia do solo - Benefícios, Desafios e Inovações.

Você conhece a microbiologia do solo? Sabe quais são os benefícios, desafios e inovações nesta área da agricultura? Este curso é uma oportunidade de aprender com os mais renomados especialistas, pesquisadores e profissionais do Brasil e exterior. Um curso online e 100% gratuito, que começa no dia 02 de setembro. Serão 11 aulas no total, uma aula por semana (no dia 30/09 o diretor executivo do IBA – Antonio Teixeira, falará sobre “Os princípios da Compostagem e Adubação Orgânica”), sempre às quartas-feira às 20:00 hrs. Se inscreva em www.cursoonline.andriosassessoria.com.br e garanta sua vaga. “O investimento em conhecimento é o que traz os maiores retornos”.

As 3 práticas mais eficientes para produzir e preservar!

Saiba como produzir mais alimentos e de forma eficiente, sem deixar de preservar a natureza seguindo estas 3 práticas! Não existe agricultura forte sem um ecossistema saudável, da mesma forma que não existe sociedade saudável sem um agronegócio forte, produzindo. Pensando nisso, trazemos as 3 práticas mais eficientes para se aumentar a produvitidade agrícola e preservar a natureza.  Nem um nem outro, os dois andando juntos em comunhão e sinergia.

Agroecologia na prática e Economia Circular

A agroecologia e a compostagem possibilitaram a economia circular na fazenda Congonhas, localizada em Araxá/MG. Veja como isso acontece na prática. O vídeo cedido pela Libertas, empresa de consultoria em sistemas agroecológicos do diretor executivo e fundador do IBA, Antonio Teixeira, mostra como o produtor de alimentos Gustavo Aguiar integra a produção de cereais, café e leite de forma sustentável.

Compostagem de resíduos da Aquicultura para uso na Agricultura

Conheça pesquisa de um biólogo que transforma resíduos da aquicultura em composto orgânico de alta qualidade, para uso na agricultura.
O que sobra da criação de peixes têm sido reaproveitado na Unesp de Jaboticabal. Neste vídeo você confere como é a montagem da leira por meio de dois métodos: o de montagem em um único dia e o de recarga de resíduos em leira preexistente.
Veja também os resultados obtidos com a pesquisa, bem como sua importância para o meio ambiente.

MIP - O Meio para a Evolução da Agricultura

Neste episódio vocês conferem o que é o MIP, Manejo Integrado de Pragas e quais são suas vantagens para as mais diversas culturas. E ninguém melhor que o professor Pedro Takao Yamamoto, diretor do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas da ESALQ – USP / Piracicaba para explanar sobre o assunto que, segundo ele, é o meio para a evolução da agricultura, por oferecer as ferramentas necessárias para a adoção de práticas sustentáveis de cultivo.

Contabilidade Ambiental

Um projeto que vem para estimular e registrar a evolução do manejo agroecológico em fazendas das mais variadas culturas. Conheça a Contabilidade Ambiental na prática nas Fazendas Caxambu e Aracaçu. Localizadas em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, as fazendas, produtoras de cafés especiais, possuem uma gestão pautada pela sustentabilidade por meio do desenvolvimento de práticas agroecológicas. Agradecemos os irmãos Chaves de Brito, cafeicultores de tradição que acolheram nosso projeto e possibilitaram a gravação deste episódio.

Composto Orgânico Estabilizado

Neste episódio vocês conferem uma entrevista com a equipe da Libertas Consultoria sobre a produção de composto orgânico estabilizado, obtido a partir dos resíduos gerados pela própria fazenda. Conheça melhor este processo que garante vantagens ambientais como a melhoria da qualidade do solo, e vantagens econômicas, por meio da redução do custo com adubação.

Diversidade de Vida no Solo

Prof. Dr. Fernando Andreote (ESALQ/USP)

Neste episódio vocês conferem mais um trecho de uma importante palestra, esta apresentada pelo Prof. Dr. Fernando Andreote da área de Microbiologia do Solo da ESALQ/USP. Conheça melhor a visão contemporânea sobre os componentes vivos do solo, que consiste em um diversificado e complexo sistema biológico.

Manejo Agroecológico Não Restritivo

Consultor Antonio Teixeira (IBA)

Neste episódio vocês conferem trechos de uma palestra apresentada por Antônio Teixeira, Diretor do IBA. Conheça mais a proposta de um manejo agroecológico não restritivo, cujo foco é o solo. O objetivo é manter os ciclos, os fluxos e os recursos naturais funcionando em constante harmonia com as demandas da produção agrícola.

Bactérias que Aumentam a Produtividade da Cana-de-açúcar

Conheça o projeto que comprova a eficiência ao se substituir alguns fertilizantes fosfatados por estratégias mais sustentáveis, o que reduz o custo de produção da cana de açúcar por meio de ganhos biológicos.

Seletividade no Controle de Pragas

Nesse vídeo, nós conversamos com a Ana Clara Ribeiro de Paiva, doutoranda da ESALQ/USP em Piracicaba/SP (Laboratório de Manejo Integrado de Pragas), sobre seu projeto de pesquisa, cujo tema abordado é a seletividade no controle de pragas e a sua importância para realizar o manejo adequado das culturas.

Agricultura Sustentável na Produção de Milho

Nesse vídeo, nós conversamos com os alunos da Profª Elke Cardoso, Ademir Durrer e Henrique Feiler, da ESALQ/USP em Piracicaba/SP (Departamento de Ciência de Solo), sobre o projeto de pesquisa temático da Fapesp que estão desenvolvendo em parceria com o Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), em Ipeúna/SP. O tema abordado é sobre o uso da agricultura sustentável e da microbiota do solo como aliados para melhorias na produção de milho.

Remineralização do Solo

Consultor Antonio Teixeira (IBA)

Nesse vídeo, o consultor Antonio Teixeira, Diretor Executivo do IBA, aborda alguns pontos sobre a remineralização do solo e o contexto no qual está situada hoje no Brasil.

Microbiologia do Solo

Profª Elke Cardoso (ESALQ/USP)

Nesse primeiro vídeo, nós conversamos com a Professora Elke Cardoso, do campus da USP de Piracicaba/SP (Departamento de Ciência de Solo), sobre os benefícios da microbiologia do solo e sua relação direta com a produtividade e a sustentabilidade das produções agrícolas a longo prazo.

Fechar Menu